Leia também
Escola infantil de Santa Maria fecha devido a possível surto de coronavírus5 milhões de pessoas estão com a vacina contra Covid-19 em atraso no Rio Grande do SulCom 2,5 mil pessoas na lista de espera, Estado e Santa Maria registram queda nas notificações e doações de órgãos
Os dados cadastrais e a análise genética do candidato à doação de medula são enviados ao Registro Nacional de Doadores de Medula óssea (Redome), sistema administrado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). A partir do cruzamento de dados, caso algum dia seja encontrado um paciente com características genéticas semelhantes no Brasil, ou até mesmo, no exterior, o doador será chamado para fazer efetivamente a doação.
– Por isso, é fundamental que o candidato à doação mantenha o seu cadastro atualizado. Só assim será localizado na ocasião oportuna – ressalta Angélica.
A medula óssea é um tecido líquido encontrado no interior dos ossos. Ela tem a função de produzir as células sanguíneas. O transplante de medula óssea é indicado para o tratamento de doenças que comprometem o funcionamento da medula, tais como: enfermidades hematológicas, cânceres, imunodeficiências, doenças genéticas hereditárias, alguns tumores sólidos e doenças autoimunes. Estima-se que entre pessoas sem laço de parentesco a chance de encontrar um doador de medula óssea compatível seja de uma em 100 mil. Entre pessoas da mesma família, a probabilidade é de 25%. Por isso, a importância de registrar-se no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea.
Cadastro
Para se cadastrar como doador de medula, basta se dirigir até o Hemocentro, portando documentos pessoais como RG, CPF e, quem tiver, o Cartão Nacional de Saúde. Estar bem alimentado também é importante. Não é necessário fazer o agendamento para coleta.
Os candidatos terão que preencher um formulário disponível no hemocentro com dados pessoais e a coleta de sangue. O resultado deste teste é comparado com o do paciente que precisa da doação. Se houver compatibilidade, o doador é chamado para exames complementares.
O Hemocentro Regional de Cruz Alta funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min, na Rua Barão do Rio Branco, 1445, atrás da Coordenadoria Regional de Saúde. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3326-3168.
*Com informações da prefeitura de Cruz Alta
Leia todas as notícias